Patrono



C.M.E.I Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida


A C.M.E.I Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida, localizada à Rua São Paulo, Nº 615, no bairro Jardim Real, no município de Arujá, foi inaugurada no dia dois de agosto do ano de dois mil e dois. Recebeu este nome em homenagem à Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida, que nascida em Arujá no dia 13 de maio de 1901, era filha de Máximo José Rodrigues de Camargo e Maria Leopoldina de Almeida, também filhos de Arujá.


      Seu pai foi o primeiro tropeiro de Arujá, há possuir vinte e dois burros que transportava aguardente, cana de açúcar, carvão e outros, para regiões de Itaquaquecetuba, Suzano, Itaquera, Penha e Mogi das Cruzes. Casou-se em dezessete de novembro de 1927, com Antonio José Barbosa e teve oito filhos: Saturnino, Antonio, Benta, Noemina, Natália, Benedita, Máximinio, Maria e João. Quando faleceu no dia um de dezembro do ano de dois mil e um, Adelina possuía dezenove netos e treze bisnetos. Por ser residente de zona rural, foi alfabetizada aos vinte anos de idade em sua casa, por uma professora particular. Religiosa, possuía inúmeras imagens de Santos Católicos, era vaidosa nunca se descuidou da aparência pessoal, foi amante da natureza, cultivou mandioca, feijão, milho, cana de açúcar e hortaliças em sua propriedade.
      Era excelente dona de casa, ordenhava vacas além de cuidar do alambique ao lado do marido e dos filhos. E felizmente, Deus a presenteou com uma longa e merecida vida, deixando os seus entes queridos e amigos aos 100 anos de idade.
      Em seu primeiro ano de funcionamento, a Creche D. Avelina atendia 53 alunos, divididos em turmas de berçário I, Berçário II, Maternal I e Maternal II. Tendo como diretora a Srª. Tânia Frazão Dória Margonar e uma equipe formada por oito Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, uma Cozinheira e duas Serventes.